como aparecer na primeira página do Google

Como aparecer na primeira página do Google

Existem duas formas de aparecer na primeira página do Google.

A primeira é pagando por meio do Adwords e a segunda por meio posicionamento natural, o que pode demorar um pouco mais para gerar resultados.

O ponto positivo de posicionar na primeira página no Google é que você gera acessos gratuitos no site e diminuirá os custos com anúncios.

Quem trabalha com tráfego, sabe que a cada dia os anúncios ficam mais caros por causa da grande concorrência e facilidade que é executar essa ação, e esse método no médio e longo prazo não é vantajoso.

O foco desse post, vai ser em te ajudar posicionar seu site de forma natural, para aproveitas as pesquisas Google e dessa forma gerar tráfego gratuito para poder vender sem ter que ficar investindo milhares de reais todo mês em anúncios.

Então, quer entender como aparecer em primeiro no Google? É só continuar lendo esse post!

O que faz o Google colocar um site em primeiro nas pesquisas?

Abaixo está a lista exata do que faz o Google colocar seu site em primeiro os resultados, são procedimentos técnicos, estratégicos e de produção de conteúdo.

Indexação

Primeiro de tudo, seu site deve ser indexado no Google, isso pode ser feito de forma natural, mas demora um pouco mais. Pode ser feito quando recebe um link de outro site, dessa forma o robô do Google encontra e faz a indexação da página.

Mas o método mais fácil, rápido e aconselhado é cadastrando o site na ferramenta do Google Search Console e enviando o sitemap.

verificar se o site esta indexado no Google

Conteúdo de Qualidade

Entregar um conteúdo que atenda a intenção de pesquisa do usuário é fundamental para ter bons resultados no Google e conseguir estar entre os primeiros colocados nos resultados de pesquisa… portanto, procure entregar o melhor conteúdo possível.

Se o artigo necessita de imagens, referências e exemplos, não hesite, pois isso pode fazer toda diferença.

Backlinks

Os backlinks fazem total diferença para um site aparecer primeiro no Google, eles podem fazer os buscadores entender que o conteúdo é relevante para os usuários, mas tem um porém, não deve ser qualquer backlink, devem ser links de sites relevantes!

Eu explico tudo em detalhes no meu artigo sobre backlinks, dê uma conferida.

Velocidade de carregamento

Um site que demora para abrir dificilmente vai ter boa performance para a primeira página, pois velocidade de carregamento é um fator de ranqueamento importante para a experiência do usuário.

Site com mais 3 segundos para carregar atrapalha na experiência do usuário e não está de acordo com as diretrizes do Google.

Você pode usar o novo recurso do Google Search Console para análise de velocidade de carregamento e dessa forma saber se o seu site está em conformidade com as diretrizes .

Estar na primeira página só é possível com SEO(nem que seja com o básico)

Tudo que citei acima fazem parte de search engine optimization(SEO), que traduzindo significa otimização de sites para mecanismos de pesquisa.

É um método muito conhecido entre blogueiros e empreendedores digitais para colocar sites em primeiro lugar no Google, pois, se trata de otimizar o site para que ele fique de acordo com as diretrizes dos sites de pesquisa.

Tenho um artigo bem completo sobre SEO que vale muito apena ler se você quer se aprofundar no assunto para melhorar seu posicionamento.

Abaixo listei as principais atividades e ferramentas que vão te ajudar aparecer em primeiro lugar no Google, confira.

Usar ferramentas de análises

As ferramentas são essenciais no processo de otimização de um site, pois, elas ajudam a mensurar resultados, fazer pesquisas e saber se tem algo errado que você deve corrigir.

Google Search Console

O GSC, vai lhe ajudar indexar o site mais rápido, caso você ainda não esteja aparecendo no Google, isso não quer dizer que vai fazer seu posts aparecer em primeiro lugar no Google, mas vai ajudar indexar mais rápido, isso claro, se você enviar o sitemap do seu site para a ferramenta fazer o processamento.

Além de ajudar no processo de indexação, também informa sobre erros, mostra o desempenho de acessos, páginas e várias outras informações.

Caso o seu site esteja com algum problema na arquitetura ou de penalização, você também será notificado para fazer as correções necessárias.

Aproveite e também verifique se você já tem uma conta no Google Analytics.

Google Analytics:

O Google Analytics mostra as estatísticas de acesso do seu site por meio das pesquisas orgânicas, redes sociais e outras fontes de tráfego, o que lhe permite mensurar seus resultados.

Mostra também, dados de acesso demográficos por País, Estado e Cidades, média de idade e gênero das pessoas.

Processo técnico de indexação e posicionamento

Sitemap

Sitemap: é um arquivo com todas as URLs do seu site, com esse arquivo o Google consegue fazer a leitura de posts e atualizações com mais agilidade no site.

Os meus arquivos foram gerados pelo Plugin Rank Math SEO e está https://luangoncalves.com.br/sitemap_index.xml.

sitemap atualizado para facilitar a busca google

Verifique se você tem o sitemap adicionado ao Google Search Console.

sitemap atualizado no Google Search Console

Arquitetura do site soma muito para alcançar a primeira página

Categorias do site:

Verifique se as categorias do seu site estão bem descritas, com imagem otimizadas e também se possuem subcategorias caso necessário.

UX (Experiência do Usuário)

Garanta que o seu usuário terá a melhor navegação possível, com um bom design e performance de acesso de página e renderização mobile.

URL “amigáveis”

Evite ter URLs do tipo, seusite.com.br/arq?=123. Esse tipo de url o robô do Google não consegue entender e categorizar no banco de dados, o que faz não ter um bom posicionamento.

%Criação de sites e consultoria de SEO%

O padrão de URL sugerido é sempre com “nome do post” ou seja; https://luangoncalves.com.br/blog/como-aparecer-na-primeira-pagina-do-google/

Você também pode escolher opções com Data e Categorias caso achar viável.

No meu caso estou usando URLs amigáveis com uma estrutura personalizada para o Blog.

estrutura personalizada de url para post de blog

2 DICA BÔNUS:

Palavra-chave de Cauda Longa

Se o seu site é novo e tem pouca autoridade, a melhor estratégia é trabalhar palavras-chave de cauda longa, que tem baixa concorrência e volume de pesquisa. Dessa forma você adquire seus primeiros acessos e também consegue escalar linkagens internas para palavras-chaves(posts) com dificuldade maior de ranqueamento.

palavra chave de cauda longa

Divulgação

O que pode ajudar muito um site alcançar a primeira página do Google é a divulgação que você faz dele e de suas páginas, seja por meio de anúncios ou compartilhamento em redes sociais.

Com a divulgação do seu post/página, você consegue gerar sinais sociais, que são visualizações de página, comentários e compartilhamentos. Tudo isso soma ponto com o Google e ajuda no posicionamento da página.

Conclusão

Bom, se você seguir esses passos que citei nesse post, a probabilidade de você aparecer nas primeiras páginas do Google são altas, o que não quer dizer que você não terá um investimento em trabalho e até financeiro pela frente caso necessário.

Siga dando atenção ao seu conteúdo, backlinks, velocidade de carregamento do site e divulgação que em breve você estará gerando tráfego orgânico dos resultados de pesquisa Google.

Espero ter ajudado!

Att.

Luan.


RECOMENDAÇÃO:

Consultoria de SEO

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