o que é backlink e como usar

O que é backlink e como usar para gerar visitas

Então, o que é backlink?

Quando se escuta ou lê pela primeira vez a palavra backlink pode até parecer uma coisa complicada, mas não, é algo bem simples.

Um backlink é um link em uma palavra ou frase dentro de um texto de um site para outro, ou seja, quando um blogueiro linka para outro site, é isso.

Saber o que significa backlink é fácil… e entender que é uma técnica extremamente importante em otimização de sites para mecanismos de pesquisa(seo) mais ainda.

Leia esse post completo, que você vai entender tudo que precisa saber para criar backlinks de qualidade e da forma correta, e assim, posicionar melhor seu site e posts no Google ou em qualquer outro site de pesquisa.

Para que servem os backlinks?

Os backlinks tem uma utilidade muito importante para o Google e para várias outras ferramentas de rastreamento de rede.

Servem para que os robôs de rastreamento, tipo Googlebot, rastreie páginas encontrando novos sites e páginas na rede.

Também para que o Google entenda que um determinado site confia e gostou do conteúdo em outro site, gerando relevância para o site que ganhou o link e fazendo com que o posicionamento nas pesquisas melhore.

Um dos fatores de ranqueamento mais importante para o Google até hoje é o backlink, é por causa dele que muitos sites conseguem bom posicionamento e receber muito tráfego orgânico.

Backlinks são adquiridos por meio de estratégias de Link Building, que são ações de criação de links.

Como utilizar corretamente e gerar relevância

Existem formas corretas de criar backlinks, você não pode receber nem adicionar um link para qualquer site, pois, tem normas para isso, e que se não seguidas podem fazer com que o seu site perca posicionamento ou até mesmo penalização.

Como criar backlinks

Os backlinks devem ser criados entre sites com assuntos semelhantes, nunca de assuntos completamente diferentes.

Exemplo: um site de automóvel linkar para um site de construção é errado, não passa relevância por ser um nicho completamente diferente do outro.

Outro ponto importante é a autoridade do domínio, tráfego do site e linkagem follow que devem ser levados em consideração quando um backlink é criado.

Quando um site com autoridade(D.A) alta cria um link para outro site, o Google entende que o site é confiável, isso, claro, levando em conta o tráfego do site e se o link é follow.

É muito importante que o site que faz a indicação tenha tráfego e leve tráfego para o seu site, pois assim as pessoas vão acessar sua página, consumir o conteúdo e gerar sinais sociais que somam para melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa(SERP).

Sobre a autoridade de domínio… é medida por uma pontuação que vai de 0 a 100, quanto maior a pontuação mais autoridade o site tem e isso também vale para autoridade de página.

O DA e PA, Domain Authority e Page Authority são métricas importantes, porém, podem ser manipulados, então, conferir a qualidade dos backlinks de um site e o conteúdo nele postado é uma tarefa fundamental.

Link Follow e Nofollow, entenda a diferença

Link Follow é quando você indica para o robô do Google(googlebot) que ele pode seguir aquele link, e que também está  disposto a transferir um pouco do seu PR para a página. É mais ou menos como dizer; “siga, pois essa página tem valor”.

Quando você cria um link follow para outro site, você transfere autoridade do seu site, ou seja, o PageRank(PR) que é o potencial de ranqueamento que o seu site ou página tem.

Por isso, equilibre bem sua linkagem para não perder Juice atoa.

Link Nofollow é quando você diz para o Googlebot não seguir a página, isso não quer dizer que o link não seja relevante, mas diz que você não quer passar o seu potencial de ranqueamento(PR) para outro site.

Veja outros nomes que damos para os links:

Link Internos:

A linkagem interna serve para conectar as páginas internas do site como próprio nome já diz, e é geralmente utilizada nas postagem do blog. Com uma boa linkagem interna é possível melhorar o posicionamento das páginas no Google.

Link Externos:

Linkagem externa é quando você linka para outro site, criando assim um backlink.

Link de Entrada(backlinks):

O link de entrada é quando o seu site recebe um link de outro site, sendo então um backlink.

O que não fazer

Você nunca deve criar links por meio de ferramentas ou comprar pacotes de links, pois todos são irrelevantes pelos motivos que expliquei acima.

Além de serem irrelevantes, o Google com a ajuda do algoritmo Penguin pode descobrir com facilidades essas artimanhas e acabar penalizando o site ou até mesmo excluindo do resultado de pesquisa.

Como adquirir backlinks

Existem diversas formas de você conseguir links para o seu site sem ser prejudicado, vou te mostrar as que para mim são as mais relevantes e já trouxeram resultados.

Guest Post

Guest posting é quando você publica um texto como convidado em um site, dessa forma você cria um link no post para o seu site, então, você estará adquirindo um backlink.

Essa é uma tática bem usada por especialistas em seo, mas que deve sempre ser usada com cautela e sempre levando em consideração as informações acima sobre criação de backlinks.

Conteúdo de qualidade

É muito difícil alguém linkar de forma espontânea para uma página com conteúdo ruim, por esse motivo, prezar por conteúdo único, bem detalhado e sem enrolação é fundamental!

Não copie textos de outros sites e cuidado com conteúdo criado por freelancers, muitas vezes são conteúdos de sites de fora do Brasil e traduzidos.

Divulgação

Essa é uma técnica muito usada até hoje por mim e vários outros profissionais da área e eu recomendo fortemente.

Quando você publicar um post, é importante que você compartilhe com sua lista de e-mail, colegas de trabalho, amigos e redes sociais, dessa forma, você cria a possibilidade de ganhar backlinks de outros sites com conteúdo semelhante, isso claro, se o conteúdo for de qualidade.

Você também pode contar com ajuda de uma assessoria de imprensa, que vão fazer o trabalho de ir atrás de blogs e portais de notícias para conseguir backlinks.

Conclusão

Entender o que é um backlink como você pode ver não é difícil, é simplesmente um link de um site A apontando para um site B, simples assim.

Lendo esse post você entende também que os backlinks têm papel fundamental na hora de ajudar um site ou página ranquear na primeira página do Google para alguma palavra-chave, então, espero que você tenha lido e entendido o assunto para fazer bem feito.

Forte abraço!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo