o que é seo?

Como gerar milhares de visita no seu site com SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que traduzindo significa: otimização para mecanismo de pesquisa. É o processo de otimizar sites com objetivo de obter visitas gratuitas, “natural” das pesquisas no Google e outros.

Todos os mecanismos de pesquisa, como Google, Bing, Yahoo e Duckduckgo tem os seus resultados de pesquisa primários, onde apresentam resultados locais e nacionais além de outros recursos de pesquisa, como sugestões de perguntas e vídeos do Youtube.

Para alcançar a primeira página dos mecanismos de busca é realizado um planejamento, estratégico, análise de sites, pesquisa de palavras-chave, concorrentes e processos de otimização, como ações contínuas de criação e atualização de conteúdo, melhoria na arquitetura do site, aquisição de backlinks, monitoramento e relatórios.

Por que SEO é importante?

Porque é por meio do SEO que o seu site vai ser “entendido” pelos mecanismos de busca e também encontrado pelos pesquisadores com mais facilidade.

Sem realizar as atividades de SEO, o seu site nunca será encontrado por pessoas interessadas no assunto ou produto que você entrega no site, o que vai te fazer perder tempo e dinheiro!

Os Benefícios de quem faz SEO

Sem dúvidas e também sendo o objetivo principal do especialista em SEO o maior benefício é a geração de tráfego gratuito, o que faz com que se gaste menos em tráfego pago aumentando os rendimentos da empresa.

O tráfego orgânico quando segmentado por palavras-chave relacionadas a marca, produto e serviço de uma empresa podem fazer com que os lucros aumentem. Isso também inclui lista de contatos para quem você vai poder continuar vendendo por meio de funil e network.

As 2 categorias de SEO

Nós costumamos dividir o SEO em duas categorias, isso facilita o entendimento, planejamento e ações do que deve ser feito. Essas duas categorias são conhecidas como SEO on-page e off-page, vou te explicar a seguir o que significa.

SEO On-Page:

O SEO on-page é a otimização de página, é onde você tem total controle sobre as ações de seo que influenciam diretamente o posicionamento do site nos mecanismos de busca. 

Veja alguns dos elementos principais que englobam o seo on-page:

Títulos;

Meta descrições;

Imagens otimizadas;

Conteúdo;

Links internos;

Links Externos;

Velocidade de Carregamento;

Dados estruturados;

SEO Local.

SEO Off-Page:

O SEO off-page são ações externas ligadas ao site, ações que você não tem total controle, mas que tem impacto muito forte em seo fazendo com que o posicionamento nos resultados de pesquisa aconteça com mais rapidez.

Algumas das ações principais de seo off-page são:

Sinais sociais

Backlinks

Menção de Marca

Veja na imagem a tabela de elementos do SEO On-page e SEO Off-page:

o que é seo onpage e seo offpage


Algoritmos do Google

Vou destacar aqui os “algoritmos do Google” porque é ele o buscador mais usado e também mais avançado em questão de tecnologia e banco de dados.

Os algoritmos do Google são responsáveis por organizar e entregar resultados de qualidade para os pesquisadores e são esses algoritmos os responsáveis por entregar as respostas para você.

Um algoritmo é um programa de computador responsável por alguma função e no caso do buscador do Google temos ultimamente 8 algoritmos.

São eles:

Rankbrain:

O RankBrain é um algoritmo de mecanismo de pesquisa baseado em aprendizado de máquina, cuja utilização foi confirmada pelo Google em 26 de outubro de 2015. Com aprendizagem de máquina e inteligência artificial ajuda o Google a processar resultados de pesquisa e fornecer resultados mais relevantes para os usuários.

Pigeon:

O pombo é uma atualização do algoritmo do Google lançado em 2014 que passou a beneficiar sobretudo pequenas e médias empresas. Esse algoritmo foi o responsável por conferir maior relevância para buscas locais, com isso o trabalho focado em SEO para buscas locais se tornou ainda mais importante.

Panda:

O Panda é uma atualização de algoritmo de classificação dos resultados de pesquisa criado por Navneet Panda. Apareceu pela primeira vez em Fevereiro de 2011 a fim de eliminar as páginas web de baixa qualidade e atualmente está na versão 4.0. 

O Panda 4.0 é a nova atualização do algoritmo para classificação de sites com base no seu conteúdo. A cada atualização, o Google pretende diminuir o ranqueamento de sites com conteúdos de baixa qualidade para colocar no topo aqueles sites que são mais relevantes para o usuário.

Penguin:

O Google Pinguim foi o codinome dado a uma atualização realizada no algoritmo do Google, tendo sido anunciada em 24 de Abril de 2012 e que gerou a maior penalização da história em sites que realizavam spam de links. Esse algoritmo cuida da qualidade dos backlinks e como eles são adicionados em um site.

Mobile Friendly:

A atualização Mobile Friendly foi lançada com objetivo de ranquear melhor sites com versões otimizadas para dispositivos móveis, melhorando a experiência do usuário (UX), já que a maior parte das buscas está sendo feita de dispositivos móveis.

Possum:

O Possum é uma atualização do algoritmo do Google de setembro de 2016 e que impacta diretamente as buscas locais, e está diretamente relacionada ao Google Maps. O objetivo da atualização é oferecer ao usuário ainda mais precisão geográfica nos resultados de busca.

Hummingbird:

O Hummingbird tem por função mostrar resultados que vão além da palavra-chave buscada pelo pesquisador. Agora o Google leva em conta o campo semântico do termo pesquisado, bem como o contexto no qual o termo está inserido, além de considerar a relação desta busca específica com as pesquisas anteriores.

Fred:

O Fred é um update do Google que trabalha na análise de conteúdos e continua seguindo a diretriz mais conhecida do Google, gerar ao usuário uma boa navegação com um conteúdo relevante e único.

BERT

Novo algoritmo do Google anunciado em 25 de outubro de 2019.

O especialista em patentes de algoritmos de pesquisa Bill Slawski ( @bill_slawski do @GoFishDigital ) descreveu o BERT assim:

“Bert é uma abordagem de pré-treinamento em processamento de linguagem natural que pode ser usada em um grande corpo de texto. Ele lida com tarefas como reconhecimento de entidade, parte da marcação de fala e resposta a perguntas, entre outros processos de linguagem natural. Bert ajuda o Google a entender o texto em linguagem natural da Web.

O Google abriu essa tecnologia e outras criaram variações do BERT. ”

O algoritmo BERT (Representações de codificadores bidirecionais dos transformadores) é um algoritmo de aprendizado profundo relacionado ao processamento de linguagem natural.

Ajuda uma máquina a entender o que as palavras de uma frase significam, mas com todas as nuances do contexto.

Como começar fazer SEO no seu site

Para começar a fazer seo, recomendo que você instale o Google Search Console e Google Analytics no seu site, assim as ferramentas vão apresentar para você por meio de monitoramento o que está errado, sugestões de melhoria e diversas estatísticas que lhe ajudaram melhorar o tráfego orgânico do site.

Depois de ter instalado as ferramentas que indiquei, você deve enviar o “sitemap” do seu site para o GSC, pois a ferramenta vai atualizar com mais rapidez as informações do site no banco de dados do Google.

Caso você precise de um especialista em seo para realizar essas atividades de otimização de site, entre em contato comigo, vai ser um prazer te ajudar.

Dicas importantes para fazer SEO corretamente

Você deve ler todo esse post e gradativamente ir se familiarizando com os termos e ações relacionados a seo, e claro, praticar e testar tudo que estuda, pois, só dessa forma terá resultados.

Recomendo também, que cadastre-se na minha lista de contatos para que possa receber conteúdos exclusivos e também poder conversar comigo sempre que tiver qualquer dúvida.

Se você quiser se aprofundar mais em seo e estudar todo assunto de forma organizada, eu recomendo o meu curso de seo, onde você vai aprender do básico ao avançado na prática!

E também receber um bônus de criação de sites, onde você não vai precisar saber nada de programação, e ainda vai aprender mexer no construtor de sites mais utilizado do mundo.

Conclusão

Como você pode ver lendo esse post, entender o que é SEO não é difícil. 

Difícil é conhecer todos os termos e ações estratégicas e de planejamento de uma hora para outra, por isso, estudo e prática é o melhor caminho para você desenvolver suas habilidades com seo.

Então, siga as dicas acima sobre como estudar para se sair bem com o seu site no Google e outros buscadores.

E caso precise de uma consultoria de SEO, entre em contato comigo para juntos descobrirmos como melhorar o seu posicionamento e gerar mais tráfego para o site da sua empresa.

Comente abaixo qualquer dúvida e sugestões ou compartilhe para me ajudar ou ajudar um amigo!

Espero ter somado! 😉

Forte abraço!

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3 comentários em “Como gerar milhares de visita no seu site com SEO”

  1. Pingback: Como aparecer na primeira página do Google

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